Zelar pela limpeza e conservação do condomínio é uma das muitas atribuições do síndico. É dele a tarefa de fiscalizar a situação das áreas comuns, halls e corredores, e garantir que os locais estejam limpos e bem cuidados. Paulo Marques, síndico profissional da Syndic, comenta que orientar os funcionários responsáveis pela limpeza sobre o uso correto dos produtos, o roteiro de limpeza e o melhor horário para executar um serviço ou outro, também é função do profissional que administra o prédio.
Paulo Marques cita algumas dicas para que o síndico organize as atividades diárias de limpeza e mantenha o ambiente limpo.
Materiais e equipamentos adequados
Para que o trabalho seja realizado de forma satisfatória, é essencial que a equipe responsável pela limpeza tenha em mãos todos os equipamentos necessários para a atividade: vassouras, pás, rodos, panos, produtos de limpeza e tudo que for preciso para deixar o ambiente impecável. O condomínio deve esticar e controlar o uso destes materiais para não causar desperdícios e gastos desnecessários.
Providencie equipamentos de segurança
Pode parecer simples, mas o trabalho requer cuidados e equipamentos adequados de segurança para preservar a saúde e a vida dos colaboradores. Não permita que a equipe de limpeza manuseie produtos químicos sem luvas ou se exponha a perigos como subir escadas ou andaimes sem o devido treinamento e equipamento de proteção.
Não permita o acúmulo de sujeira
Áreas de frequente uso e com alta circulação de pessoa necessitam de limpeza constante. Por isso, para não deixar a sujeira acumular, é fundamental não apenas fazer uma faxina profunda e periódica em cada ambiente, mas sim conservá-los limpos diariamente.
Crie uma rotina de atividades
Cada condomínio tem suas peculiaridades e necessidades específicas. Para criar uma rotina de limpeza para o local, o síndico deve conversar com a equipe de limpeza para analisar a frequência que cada ponto deve ser limpo, bem como os melhores dias e horários para a realização das atividades. Com o cronograma pronto e sendo respeitada, a limpeza fica mais fácil e organizada.
Conscientize os condôminos
Para manter a limpeza do condomínio, é necessário que os condôminos também se conscientizem em colaborar com o asseio do local. Os moradores devem ficar cientes, por meio de avisos em reuniões, cartazes ou memorandos, que devem colaborar com a equipe de limpeza, respeitando os dias de coleta de lixo, entre outras coisas. O síndico pode salientar ainda que, o descumprimento das regras é passível de multa.